etapas da moda
Não adianta…ninguém pode ensinar a criar moda, mas pode mostrar o caminho a ser seguido.
Pesquisar moda pode parecer uma tarefa um pouco vaga ou algo muito previsível, afinal, as tendências vêm e vão e tudo parece se repetir. Mas como fazer uma pesquisa consistente que faça a diferença no seu projeto de coleção?
Então vamos ao caminho das pedras…
Conheça o assunto:
É preciso garimpar muito para ter boas idéias. Procure ter conhecimento sobre história, artes e a maior quantidade de assuntos que for possível. Isso pode render muitas visitas a museus, galerias, passeios, horas na internet, mas valerá muito à pena. Também é interessante conhecer o trabalho de outros designers, não para copiar suas idéias, mas para se atualizar sobre o que está sendo feito no mercado.
Encontre um tema
Ter um tema mantêm o designer no foco, deixa o trabalho coeso. O tema pode ser de um assunto literal, até uma idéia abstrata. Procure ver as coleções de outros designers e a maneira como estes trabalharam os seus temas. Para se escoher um tema vale tudo, desde revisitar épocas passadas, explorar a arquitetura, obras artísticas, culturas diversas ou escolher assuntos diversos como elementos da natureza e até temas mais abstratos e subjetivos.
Forme um conceito
Conceito é o que podemos chamar de “o espírito” da coleção. São os valores que essa coleção traz, que são intrínsecos às criações. Resuma o conceito a algumas palavras-chave.
Busque fontes de pesquisa
O lugar mais fácil para se iniciar uma pesquisa é a internet, onde pode-se fazer um levantamento de imagens, livros e lugares a serem visitados para aprofundar o conhecimento sobre o tema escolhido. Depois é interessante ir a alguns lugares para vivenciar algumas situações para aguçar a criatividade e acumular experiências que depois se converterão em boas idéias. As fontes de pesquisa dependerão do tema e do conceito escolhido.
Faça um book de pesquisa
Alguns designers juntam