Etapas da agricultura
Homem trabalhando no cultivo de arroz
A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro (português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.
A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia
SISTEMAS DE CULTIVO AGRÍCOLA:
Agricultura extensiva: É caracterizada geralmente pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção, com predomínio da mão-de-obra humana, baixa mecanização e baixo rendimento.
Agricultura intensiva: É caracterizada pelo uso de máquinas, fertilizantes, sistemas de irrigação, sementes selecionadas e modernas técnicas agrícolas. Nesse tipo de agricultura são empregados poucos trabalhadores e obtêm-se grande aproveitamento da terra e alta produtividade.
ETAPAS DA AGRICULTURA:
Do ponto de vista técnico e científico, a evolução da agricultura é dividido em três etapas principais: antiga, moderna e contemporânea.
*Idade Antiga
Há 5.000 anos, quando a agricultura neolítica atingia apenas o Atlântico, o mar do Norte, o Báltico, a Sibéria, o vale do Ganges e a grande floresta equatorial africana, as regiões mais próximas desse centro, na Ásia ocidental, na Europa oriental e na África setentrional, já estavam há muito tempo cultivadas e percorridas pelos rebanhos5 .
O rio Nilo transbordava a cada ano entre julho e outubro. Os cultivos de vazante eram feitos após o recuo das águas, quando os solos estavam embebidos e enriquecidos pelos depósitos de aluviões, e a colheita acontecia na primavera5 .
Há registros de cultivos em pelo menos três regiões diferentes do mundo em épocas distintas: Mesopotâmia (possivelmente