ETAPA 4
Passo 1 (pesquisar)
Passo 2 ( Ler o artigo)
Passo 3
Conceito de estoque:
Estocar significa, guardar algo para utilização futura. Se a utilização for muito remota tempo, seu armazenamento irá se tornar prolongado: ocupa espaço alugado ou comprado, requer pessoal para guardar, significa capital empatado, precisa ser segurado contra incêndio ou roubo, etc. Em outras palavras ter estoque é ter despesas de estocagem. Porém, se a utilização for imediata, provavelmente não haverá tempo para estocar, o que pode acarretar parada na produção, caso ocorra qualquer atraso no fornecimento de matéria-prima. As duas situações extremas são indesejáveis e devem ser evitadas. O segredo está em conhecer o meio-termo e aplica-lo a todos os itens de estoque. Item de estoque é qualquer matéria-prima, componente, ferramenta ou produto acabado. As finalidades dos estoques são:
Garantir o funcionamento da empresa, neutralizando os efeitos e demora ou atrasos no fornecimento, sazonalidade no suprimento e riscos ou dificuldade no fornecimento.
Proporcionar economias de escalas por meio de compra ou produção de lotes econômicos e pela flexibilidade nos processos produtivos.
Tipos de Estoques:
Estoque de Matéria-prima
Materiais em processamento
Materiais semiacabados
Materiais acabados (componentes)
Estoque de produto final.
Sistemas de Controle de Estoque: Existem vários sistemas de controle de estoque, cada qual com característica próprias, vantagens e limitações. No entanto, três sistemas básicos se destacam: sistema de duas gavetas ou estoque mínimo, de renovação periódica e de estoque para fim especifico.
Sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo: esse sistema baseia-se no critério de guardar o material em duas gavetas (ou em dois lotes separados): usa-se o material da primeira gaveta, quando esse material acabar e for necessário usar o da segunda gaveta, está na hora de fazer um pedido de renovação de estoque.
Sistema de renovação periódica: é o sistema de