Etapa 4
ELEVADA CARGA TRIBUTÁRIA EXIGIDA NO BRASIL
A carga tributária brasileira está muito acima da média latino-americana e bem perto da dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Medida como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), em 2010, a receita total de tributos no Brasil superou a de 17 de 34 países da OCDE, entre eles Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Espanha, Suíça e Estados Unidos.
Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/2903516/tributos-no-brasil-superam-media-da-america-latina#ixzz2ChGDwFyJ acesso em: 16/11/2012.
No Brasil, os produtos mais rentáveis estão atrelados ao setor financeiro, como os bancos, devido a fatores de mercado financeiro ligados a setores externos e internos[...]. A atividade produtiva vem se tornando cada vez mais onerosa com o aumento da carga tributária imposta ao setor. Com isso, a produção de bens e serviços vai deixando de ser atrativa às pessoas que se dispõem a contribuir para o setor produtivo [...]. Longe da simplicidade, o recolhimento de tributos em nosso país é muito burocrático, tantas são as formas de cálculo dependendo de cada caso, retenções de tributos dependendo do valor a recolher, nos prazos devidos e respaldados por multas de diversas espécies e uma crescente carga tributária. Além disso, todas as situações exigem controles de todas as informações, para acompanhamento, ocasionando aumento de custos.
Fonte: www.planejamentotributario.ufc.br/artigo%2520-%2520demetrio.doc acesso em: 16/11/2012.
QUESTIONÁRIO
1. Como é distribuído o lucro que a instituição obtém através de seus serviços? Qual o percentual de tributos que é pago?
Do total do valor adicionado a distribuir, em 2011, 58,5% foi repassado aos empregados, a título de salários, encargos, benefícios, previdência privada e participação nos lucros e 23,4% foi reinvestido na instituição. Sobrando 14,4% que foi repassado ao governo federal, estadual e municipal, a título de impostos, taxas e