Etapa 4 Jira
Sistemas Mecatrônicos
A equação ou conjunto de equações que compõe o modelo é uma aproximação do processo real. O modelo não pode incorporar todas as características tanto macroscópicas como microscópicas, do processo real. A modelagem, de um sistema implica também numa avaliação entre o custo de obtenção do modelo, ou seja, o tempo e esforço requeridos para sua obtenção e respectiva validação. O nível de detalhes e os benefícios de sua aplicação são fatores importantes a serem considerados, na modelagem de um sistema real. Um modelo analisado, validado e selecionado, terá como propriedade uma boa precisão.
A figura acima apresenta o ciclo metodológico de modelagem de um sistema real. Observa-se primeiramente que são consideradas as leis de observação do sistema, em função de estudar e selecionar um comportamento específico de interesse.
Os processos de observação:
São parte da metodologia de estudo, formação, ou em todo caso de seleção das leis do comportamento a identificar de interesse, e dos próprios sinais: grandezas de analise em cima do sistema.
Os sinais de interesse:
São as grandezas consideradas, para a representação matemática do sistema real.
As técnicas de modelagem:
Se concentram, em dois grandes grupos: a modelagem matemática e a identificação de sistemas.
A modelagem matemática:
É fundamentada, na obtenção de equacionamentos da dinâmica extraída das leis de movimento dos sistemas. Uma representação gráfica ou diagrama de blocos pode ser estruturado, para representar os processos equacionados que conformam o modelo adotado. Se o modelo adotado de representação é analógico ou continuo, o equacionamento é obtido por meio de equações dinâmicas. Que estruturam as variações das grandezas escolhidas para observação ao longo de um tempo. Sua representação de diagrama de blocos costuma ser chamado de diagrama de blocos diferencial. Analogamente, se o modelo adotado de representação é discreto ou digital, o equacionamento é obtido por