Etapa 3
PASSO 1
A previsão de vendas é a definição de o que, quanto e quando irei conseguir vender para cada cliente. Para uma excelente projeção de vendas é necessário que conheçamos os clientes, suas reais necessidades e as oportunidades de negócio.
Sem este prévio conhecimento, é dar um tiro no escuro e é seguramente o caminho mais rápido para desperdiçar recursos e não cumprir os objetivos de qualquer que seja a empresa.
Previsão de vendas é de súmula importância para fazer um ótimo aproveitamento das maquinas de maneira adequada, para realizar a reposição de materiais no momento e na quantidade certa, para que todas as demais atividades necessárias ao processo industrial seja adequadamente programadas.
DIFERENÇAS ENTRE PLANEJAMENTO, PREVISÃO E PREDIÇÃO:
Planejamento: Processo lógico onde é descrito as atividades determinadas para ir de um ponto no qual nos encontramos, até o objetivo final, que seria a satisfação do cliente.
Planejar é colocar no papel as decisões que já foram tomadas, os ajustes que foram feitos e os compromissos que foram assumidos.
Uma previsão de demanda é um prognóstico do que acontecerá com as vendas de produtos de uma empresa, ou seja, o que se espera acontecer em um determinado tempo. São classificadas como: previsões e predições.
Previsões: As previsões são mais aplicáveis quando se possuem dados históricos suficientes, que permitam uma descrição estatística do fator considerado, e quando o ambiente que influencia esse fator apresenta características razoavelmente estáveis e conhecidas, como situações estáveis de mercado no caso do fator demanda esperada de produtos fabricados. As previsões são obtidas através de métodos quantitativos.
As técnicas quantitativas envolvem a análise numérica dos dados passados. Empregando modelos matemáticos para projetar a demanda futura.
Predições: São geralmente obtidas através de métodos qualitativos.
As técnicas qualitativas privilegiam principalmente dados