Etapa 3 E 4
Direção
A direção constitui a terceira função administrativa, sendo o próximo passo após o planejamento e a organização. Assim que definido o planejamento e estabelecida a organização, cabe a direção acionar e dinamizar a empresa para fazê-la funcionar. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização, se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve orientação, assistência à execução, comunicaçãoe liderança.
A direção da ação empresarial nos três níveis da empresa:
1. Nível Institucional: Corresponde ao nível mais elevado daempresa e se situa na camada organizacional da empresa que se defronta com o ambiente externo. Neste nível, os administradores se responsabilizam pelo relacionamento entre as empresas e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos da empresa. A função administrativa de direção no nível institucional é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Está predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, sendo elas os recursos que dão a vida aos demais recursos empresariais.
Existem dois estilos básicos de direção baseadas em concepções sendo elas a Teoria X ou tradicional e a Teoria Y ou moderna. Fundadas em concepções antigas a respeito do comportamento humano a Teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente o que a organização deseja, sem levar em conta suas opiniões ou objetivos pessoais. Já a Teoria Y baseia-se na descentralização de decisões e delegação de responsabilidade na ampliação do cargo, administração consecutiva e na auto-avaliação do desempenho.
São quatro os sistemas administrativos:
* Autoritário –