etapa 3 e 4 atps
4.1. PASSO 1 – Comparação de Parafusos de Potência e Comuns.
Parafuso de Potência
O parafuso de potência ou parafuso de transmissão é um dispositivo utilizado em máquinas para transformar um movimento angular em movimento linear. São exemplos de aplicações do parafusos de potência, o fuso do torno, a movimentação do mordente de uma morsa, o sistema de acionamento de um macaco ou prensa mecânica.
Comportamento das forças no parafuso de potência
A figura 9 apresenta um parafuso de potência de rosca direita sendo utilizado para elevar ou descer cargas. Para elevar a carga gira-se o parafuso no sentido contrário ao filete da rosca e para abaixar, gira-se para a direita, no sentido da inclinação do filete.
O diagrama de forças foi obtido desenvolvendo se o filete de rosca, formando um triângulo retângulo de catetos πdm (diâmetro médio) e l (avanço da rosca). O avanço é igual ao passo (p) para a rosca de uma entrada, igual a dois p para duas entradas e assim sucessivamente.
Parafusos Comuns
O parafuso é uma peça metálica ou feito de matéria dura (PVC, plástico, vidro, madeira, entre outros), emformato cônico ou cilíndrico, sulcada em espiral ao longo de sua face externa e com a sua base superior adaptada a diversas ferramentas de fixação (cabeça do parafuso), como chave de fenda ou demais modelos: Phillips ou Estrela, Pozidriv, Torx, Allen, Robertson, Tri-Wing, Torq-Set e Spanner. Sua cabeça também pode ser quadrada ou sextavada para ser utilizada por chave de boca ou chave inglesa.
O parafusos tem por finalidade ser o elemento de fixação de duas ou mais superfícies, combinadas ou em junções diferentes, como a madeira, parede de alvenaria (neste caso com a utilização de bucha de fixação), chapas metálicas ou numa matriz de matéria pouco dura ou dura, podendo associar o uso de porcas ou através do efeito combinado de rotação e pressão (penetração por progressão retilínea) em um orifício destinado exclusivamente para