Etapa 2 De Logistica Internacional
Infraestrutura Logística
Existem três tipos de infraestrutura logística que se devem ser avaliada por um gestor logístico.
1 Infraestrutura de transportes: que mais afeta o movimento de mercadorias no contexto internacional é a infraestrutura de transportes. Sem um bom entendimento da infraestrutura de transportes disponível para uma determinada remessa, o gestor poderá embalar o produto de modo inadequado, enfrentar atrasos ou mesmo ser surpreendido por uma mercadoria danificada.
A Infraestrutura portuária compreende vários itens, em sua maioria interconectada, e obviamente afeta o tipo de navio que pode atracar em determinado porto, bem como o tipo de mercadoria que pode transitar por ele.
A Infraestrutura Aeroportuária os aeroportos também são parte fundamental da infraestrutura de transportes, há menos fatores críticos na gestão de um aero porto internacional do que na administração de um porto, mas eles podem ser igualmente limitantes.
Outro elemento importante da infraestrutura de transportes de um país é sua rede ferroviária, no século XVIII e no inicio do século XIX, as ferrovias se tornaram o mais importante meio d transporte terrestre de longa distância.
Infraestrutura rodoviária: boa parte da carga é transportada por rodovias, especialmente no último trecho do trajeto, do porto, aeroporto, ou terminal ferroviário até o destino final.
A infraestrutura d armazenagem: é evidente que o transporte depende de uma infraestrutura que permita o movimento de mercadorias. Entretanto, é igualmente importante entender que, com frequência, a carga fica estacionada enquanto espera pelo próximo meio de transporte disponível. É fundamental que o fretador tenha informações sobre a infraestrutura de armazenagem dos locais por onde a carga deverá passar.
2 Infraestrutura de comunicação: tem grande importância na logística internacional, a capacidade de ser comunicar com os clientes e fornecedores, por correio, telefone ou por meios eletrônicos, é muito importante