ETAPA 2 ATPS De Estrutura E Analise Demonstrativo Financeiro
Passo 1
Considerando os demonstrativos financeiros.
Calcular os seguintes índices financeiros:
a) Estrutura
b) Liquidez
c) Rentabilidade
d) Dependência Bancária
Função dos Índices Financeiros
Os principais eventos econômicos (atividades da empresa) conduzem, necessariamente, a uma modificação patrimonial que permite inferir uma análise econômico-financeira da empresa, em seus aspectos de solvência, patrimônio e rentabilidade.
• Os índices financeiros envolvem métodos de cálculo que consiste em relacionar contas ou grupos de contas para analisar e monitorar o desempenho econômico-financeiro de uma empresa.
• Os índices são divididos em duas categorias: a dos que mostram a situação financeira (dinheiro) e a dos que mostram a situação econômica.
Índice de Estrutura.
a) Participação de Capitais de Terceiros: analisa a participação dos tipos de capitais que estão sendo utilizados para financiar a empresa.
PC + ELP __ X 100
Passivo Total
Quanto mais próximo de 1,0 este quociente for, significa que há uma dependência de recursos de terceiros maior.
b) Composição do Endividamento: mostra do total de capital de terceiros (PC + ELP) qual o percentual de dívidas que vencem a curto prazo, ou seja, quanto menor, melhor.
Passivo Circulante X 100
Capital de Terceiros
A preocupação é em honrar com essa dívidas.
c) Imobilização do Patrimônio Líquido: indica a parcela de Capital Próprio da empresa que foi investido no seu Ativo Permanente.
Ativo Permanente
Patrimônio Líquido
X100
Se o índice for alto mostra a necessidade da empresa de capital de terceiros para financiar suas atividades. Recomenda-se que o nível de imobilização seja o mínimo possível.
d) Imobilização dos Recursos não correntes: mostra a utilização de recursos não correntes
(Contas a Longo Prazo) na aquisição de Ativo Permanente.
Ativo Permanente X100
PL + ELP
Os bens que compõem o Ativo Permanente têm vida útil longa, assim, esse índice informa se a empresa está financiando o Ativo Permanente com