ETAPA 1
Passo 1:
Constituição 88, art. 6º (Análises)
“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”
A constituição definiu direitos ao cidadão brasileiro que ao ler, percebe-se a ausência dos mesmos nos dias de hoje, esses mesmo direitos são usados em eleições em nosso país, porém são apenas usados em palavras e textos gravados, pois nem sempre são realizados como deveriam. Alguma coisa é feita sim, algum ato relacionado ao art. 6º da Constituição, porém geralmente é apenas o básico, apenas o necessário para deixar uma parte da população satisfeita, sendo que há muitos outros recursos para a concretização dos mesmos direitos.
Os direitos devem ser exigidos pelos indivíduos ao estado com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais, por isso tendem a possuir um custo excessivamente alto e a se realizar em longo prazo. A história do país permite que sejam feitas críticas á constituição, pois a muito tempo o Brasil sofre com a desigualdade, tempo suficiente para resolver as questões aqui citadas, tempo suficiente para oferecer o que os indivíduos realmente merecem por direito. Os gastos são realmente altos, porém se os bens da nação forem usados dignamente, poderá ter uma grande mudança e assim ter a constituição sendo aplicada como está escrita.
Na sua grande maioria, os direitos sociais dependem de uma atuação do Estado, por este motivo grande parte dessas normas é de limitadamente eficaz. Foram colocadas e estão na Constituição Federal de 1988 todas as formalidades para que se determinasse um Estado de bem-estar social para o brasileiro, colocando uma segurança para os indivíduos, essa preocupação dos direitos sociais vem para dar uma vida com direitos básicos a um cidadão. Infelizmente é claro o descontentamento da classe trabalhadora em relação á Constitução,