ETAPA 1 E 2 FISICA
CURSO DE MATEMÁTICA
FÍSICA II
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Etapas I e II - Leis de Newton
JULIANA DA SILVA RODRIGUES LIMAS RA: 3928782774
MARIA EUNICE INÁCIA DA SILVA RA: 3900631558
THAÍS RIBEIRO ROCHA RA: 3933057562
THIAGO CASSIANO DA SILVA RA: 3923802352
Prof. César Henrique Brum
Campo Grande, MS, 01 de Abril de 2014
LEIS DE NEWTON – Leis do Movimento
Para compreender as Leis de Newton é fundamental conhecer de onde elas vêm. Estas teorias fazem parte de um ramo da Física chamado de Dinâmica, que nada mais é do que as causas do movimento e seus possíveis efeitos, envolvendo diretamente a força e a massa de uma partícula qualquer.
Conceituando força e massa para um melhor entendimento, temos:
Força: Interação entre dois corpos e aplicando uma força sobre uma partícula, o efeito dinâmico que ela irá produzir é a aceleração da partícula, ou seja, a força é a causa que tem, como efeito dinâmico, a aceleração.
Sempre que um corpo apresentar aceleração, haverá uma força responsável por tal aceleração. Quando a força for retirada, a aceleração desaparece. Desta forma temos que a aceleração é uma grandeza vetorial, portanto a força também é uma grandeza vetorial.
Massa: A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado.
Considerando que a força e a aceleração são grandezas vetoriais, isso implica em dizer que a massa é uma grandeza escalar.
Principio da Inércia – Primeira Lei
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele."
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material não varia, se este ponto estiver em repouso ele permanecerá em repouso (equilíbrio estático) e, se estiver em movimento,