Etapa 1 e 2 de hidrostatica
A energia solar é todo o tipo de captação de energia luminosa, energia térmica proveniente do sol, e a posterior transformação dessa energia captada em alguma forma são utilizadas pelo homem.
A energia solar é caracteriza como fonte de energia inesgotável, é considerada como uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste em uma fonte de energia renovável.
Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, a utilização da energia solar esta aumentando de forma significativa, principalmente o coletor solar destinado para aquecimento de água.
O Brasil é privilegiado em relação à radiação solar, embora a participação do sol na matriz energética nacional seja bem reduzida, o mais utilizado é o aquecimento de água, esse aquecimento contribui com ¼ de consumo de energia elétrica.
A maioria dos aquecedores solares tem como fluido térmico a própria água, e são compostos por dois itens, coletores solares (placas) e reservatórios térmicos (Boiler).
O coletor solar é um dispositivo onde pode-se verificar a transmissão do calor através de três processos:
Condução – é a transferência de energia térmica entra átomos ou moléculas vizinhas em um substancia devido a um gradiente de temperatura;
Convecção – é o motivo ascendente ou descendente de matéria em um fluido, ocorre em função da dependência da densidade do fluido com a temperatura;
Radiação – é a radiação eletromagnética emitida por um corpo em qualquer temperatura, constituindo uma forma de transmissão de calor.
A energia solar que incide por radiação é absorvida pelas placas coletoras, estas transmitem a parcela absorvida desta energia para a água que é circulada no interior das tubulações de cobre, sendo que uma pequena parte é refletida para o ar que envolve a chapa. A eficiência do coletor é dada pela proporção dessas três parcelas