Etapa 1 teoria da contabilidade
A interpretação correta de um relatório Contábil contribui para uma melhor fixação desses termos e assim torna a Contabilidade como uma ferramenta fundamental para os registros e gestão de uma Organização.
Essa teoria auxilia diretamente nas tomadas de decisões de uma empresa, mais para que isso ocorra os dados e informações devem ser corretos, visto que os mesmos demonstram as causas e efeitos de um determinado período.
O ativo de uma empresa está relacionado aos bens e direitos da mesma, ou ainda a aplicação de recursos, além disso, são conhecidos na sua essência como benefícios econômicos futuros (promessa futura de caixa).
Muitos autores evidenciam que os ativos intangíveis e intelectuais são os principais itens na geração futura de riquezas para a empresa, porém na prática não são bem empregados ocasionando divergências nas projeções das Organizações.
O ativo intangível é como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico, e que é criado a partir da inovação por práticas organizacionais e pelos recursos humanos, um exemplo bem claro disso é que investimentos com a marca da empresa podem no futuro trazer retorno econômico a mesma.
Já o ativo intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui e que pode ser revertida positivamente a favor da entidade.
Além desses termos tradicionais existem termos criados muito recentemente, porém que trazem inovações para a Teoria da Contabilidade, como: teste de impairment (avalia a perda de um ativo), fair value (valor justo) e marking to market (marcação de mercado).
O termo passivo tem gerado muitas discussões e na grande maioria o mesmo não é definido