ETAPA 1 PASSO 2 CONTABILIDADE
PASSO 2
O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, quepossam ser avaliados em dinheiro.Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.
O maior bem de um ser humano é a vida. Entretanto, como não apresenta valor monetário, esse bem não é controlado pela Contabilidade.
O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. Todavia, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade, da liberdade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro.
O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe.
Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo).
Ativo = Bens + Direitos
Passivo Exigível = Dívidas
BENS
Contabilmente, só nos interessam os bens de natureza patrimonial (avaliáveis em moeda). Bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio.
Segundo a Economia, bens são coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana.Por definição jurídica, bem é tudo aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e apropriado. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, vale dizer, que é de propriedade de uma pessoa.
Bens Corpóreos - Os bens corpóreos são materiais, quer dizer, têm existência física. Podem ser tocados e são visíveis. São exemplos de bens corpóreos, também denominados bens materiais ou tangíveis :
- Dinheiro;
- Edificações;
- Terrenos;
- Veículos;
- Móveis e utensílios de escritório;
-