ETAPA 1 arte criatividade recreacao
O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O ato de “brincar” por meio do ensino da arte, conduz a criança a vivenciar-se, perceber-se e reconhecer-se, estimulando a sua natureza, elevando a autoestima, e fazendo com que reconheça o seu valor.
A mentalidade da criança é semelhante à do artista, pois ambos ingressam facilmente no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar, por isso em nosso projeto escolhemos a pintura como tema, como obra resolvemos falar sobre as pinturas de Romero Brito, (Romero Francisco da Silva Brito), pintor Pernambucano que aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos.
Suas obras é uma mistura da Pop Art com o Cubismo de Picasso. O artista usa em suas obras texturas gráficas, que tratam de assuntos importantes do dia à dia, e que tem um traço único e exclusivo, fazendo com que qualquer pessoa identifique que a obra leva sua assinatura. Suas obras, cheias de cores fortes e desenhos marcantes, atrai os olhares das crianças e de todo mundo.
Considerações Finais
Acreditamos no ensino que propõe objetivos claros para a aprendizagem da Arte na Educação Infantil, assumindo programas dinâmicos e sistematizando conhecimento em termos de habilidades e ações voltadas ao uso do lúdico como ferramenta de aprendizagem, onde a criança possa se expressar suas habilidades motoras e emocionais através da arte. Para que tenhamos uma escola que se constitua como espaço de saber, de cultura promovendo o aprendizado e repensando as práticas pedagógicas. Nesse sentido, reforçamos a ideia de que a Escola é um lugar que promove o ser humano, fazendo-o refletir e agir sobre sua realidade, em vez de apenas aceitá-la ou adaptar-se a ela.