ETAPA 1 ADM PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A administração da produção sempre existiu, desde quando nossos antepassados poliam pedras em busca de algo mais eficaz para o seu dia a dia, a diferença e que naquela época ainda não existia o comércio, tudo o que produziam eram para si mesmos.
Quando houve o surgimento de máquinas na revolução industrial, o trabalho artesanal entrou em decadência, em 1764 surgiram as primeiras substituições de pessoas por máquinas e surgiram assim as primeiras fábricas.
Com as criações das fábricas logo surgiu a administração da produção, a qual pode ser definida como: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo. O profissional desta área tem como responsabilidade utilizar alguns ou todos os recursos disponíveis da produção, sempre visando os objetivos definidos pela organização.
JUST IN TIME
Este conceito é um sistema de administração que determina que nada deve ser produzido, comprado ou transportado antes da hora. Nem todo tipo de fábrica pode utilizá-lo, geralmente só as fábricas automobilísticas, pois seus produtos chegam semi prontos ou em forma de peças desmontadas.
Para que esse sistema funcione é necessária uma estratégia precisa de engenharia de produção, sendo que todos os imprevistos devem estar muito bem identificados e catalogados.
Suas principais funções são: redução do desperdício e implantação de processos de produção mais eficientes.
VANTAGENS: Além da redução de custos de produção, também diminuem a necessidade de instalação física e por ter menos produtos circulando, permite um controle melhor e mais centralizado na produção, além de conseguirem baixar o preço final e assim ganhar mercado.
DESVANTAGENS: Se houver um atraso de um fornecedor, pode causar prejuízos, tendo a fábrica parada por horas ou dias, por ter um estoque baixo a empresa não estará pronta para fazer uma grande entrega imediata ou se ficar um período sem vender, ela pode ficar com a produção parada.
ENGENHARIA