ETAPA 1 2 INDIVIDUAL
1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história.
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
(http://www.significados.com.br/administracao/)
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros;
Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido;
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
(www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/CONC1.pdf)
2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas.
Escola Neoclássica: Tem como referência Peter Drucker, William Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry, segundo os mesmos surgiu devido o crescimento exagerado das organizações e uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização, bem como as suas vantagens e desvantagens.
Escola de administração Científica ou Taylorismo (1856 – 1915): Tem como referencia Taylor, que tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas.
Escola da Administração Clássica: Tem como referencia Fayol, autor do livro Administração Industrial e Geral, que foi editado em 1916. Buscou uma visão