ETAPA 03 Passo 01
Passo 01
Sempre que elaboramos um projeto temos como objetivo alcançar o sucesso do mesmo, porém nem sempre é possível alcança-lo. Para obter um bom desenvolvimento de um projeto é preciso levar em consideração seis restrições que segundo PRINCE2 devem ser monitoradas, sendo elas: escopo, prazos, custos, qualidade, benefícios e riscos. Deve-se atentar que alguns projetos mesmo após seu termino deve ser periodicamente monitorado.
O termino de um projeto pode ocorrer devido alguns fatores, por já se ter alcançado seu objetivo, quando o que motivou seu início não existe mais ou quando manter não é mais viável, um bom gerente de projetos tem que saber analisar seu projeto para saber se os seus objetivos com o projeto estão sendo cumpridos ou se está se desviando do que se almeja. Existe outro motivo que pode levar um projeto ao fracasso como um mal planejamento financeiro, uma administração dos custos defeituosa entre outros motivos relacionados à administração de um projeto. Um exemplo de projeto mal administrados que vemos em nosso dia-a-dia são as obras realizadas pelo governo federal ou até por prefeituras, são projetos onde se tem um objetivo a ser alcançado com prazo determinado, porém os prazos que são determinados raramente são cumpridos, e nos perguntamos: Por quê?, a resposta é simples, administração defeituosa por parte dos gerentes de projeto, isso não quer dizer que esses profissionais não sejam capacitados e muito competentes, apenas que não sabem na maior parte dos casos colocar na pratica o que foi planejado no papel.
Existem fatores comuns relacionados ao fracasso de projetos nos Estados Unidos, sendo eles:
Coordenação ineficaz de recursos e esforços; e
Relações humanas deficientes.
Já para o Reino Unido existem outros problemas, sendo eles:
Desempenho fraco com relação à administração de projeto em tempo parcial na organização do cliente, do consultor ou do contratado;
Organização inadequada – é comum aos projetos malsucedidos quando os