Etanol E A Car
Antônio José de Andrade Neto
4° ano “A” Química
Professor: Hebert Filipe Caetano Cangussu
Resumo sobre o processo de produção de Açúcar e Etanol
O processo de produção do açúcar e do álcool por meio da cana-de-açúcar estão intimamente ligados, por esta razão existem muitas indústrias que produzem o açúcar e o álcool em uma mesma fábrica.
Antes do início do processo de produção, a cana-de-açúcar é transportada até a indústria, onde é pesada, e é retirada uma amostra para análise em laboratórios da quantidade de sacarose presente naquela safra, em seguida a cana é lavada para a retirada de poeira, areia, terra e outros tipos de impurezas e passa por um eletroímã para retirada de materiais metálicos do produto primário.
Após a limpeza do produto, este passa por um processo denominado moagem que consiste na produção do caldo, que representa cerca de 70 % do produto inicial, através da moagem da cana por rolos. Enquanto o restante da cana é denominado bagaço e é posteriormente utilizado para a produção de energia.
O processo de produção continua passando por uma etapa para a eliminação de impurezas a partir de uma filtração, para a retirada dos restos de bagaço, areia entre outros, um processo de decantação, para que as impurezas restantes do processo de filtração se depositem no fundo do decantador, e por último o caldo clarificado é submetido a um processo de esterilização, que consiste na elevação da temperatura do caldo com objetivo de retirar os microrganismos remanescentes. Ao final desta etapa o caldo clarificado pode ser destinado à produção de açúcar ou à produção de etanol.
Para a produção de açúcar, o caldo clarificado passa por um procedimento de evaporação, em que serão retirados do caldo pelo menos 75 % de água, transformando-o em um xarope concentrado. Em seguida, o xarope passa por um processo de cozimento que objetiva a cristalização e a recuperação da sacarose