ETA Guarau00FA
1519 palavras
7 páginas
1Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Curso de Engenharia Civil
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
GUARAÚ
Reinaldo F De Oliveira
RA: B13IBG-3
Renan Gustavo Brito
RA: B15651-1
Rafael Saccheto
RA: B089HG-9
São Paulo
2014
2
INTRODUÇÃO
A Estação de Tratamento de água (ETA) é onde se realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torna-la própria para consumo da população. A captação da água bruta é feita em rios , represas que passam suprir a demanda levando em conta o ritmo de crescimento.
Antes que a água vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com varias etapas.
As Estações usam filtros e alguns produtos químicos para tratar a água que chega ao consumidor. A água que é captada dos rios e represas chegam a estação com folhas, peixes e lodo e bactérias.
Segundo dados do IBGE essa operação para tratamento de água atende a maior parte da população do pais.80% dos brasileiros tem acesso a agua tratada. No estado de São Paulo a rede de reservatórios que abastece a capital é tão grande que a água que sai das represas que estão localizadas mais distantes da capital podem levar até 30 dias para chegar a uma ETA da Capital.
3
1.0- ETA Guaraú
No estado de São Paulo, por exemplo, a rede de reservatórios conectados que abastece a capital paulista é tão grande que a água que sai das represas mais distantes pode levar até 30 dias para chegar a uma ETA da capital.
A Estação de Tratamento de Água do Guaraú foi projetada para operar com uma capacidade final de 33 m³/s o que a torna uma das maiores estações de águas do mundo.
Abaixo pode ver a ETA de São Paulo, a de Guaraú, que fica na zona norte da capital e abastece 8,1 milhões de pessoas!
Etapas de Tratamento
Desinfecção
Coagulação
Floculação
Decantação
Filtração
Pós-alcalinização
Fluoretação
Produtos químicos auxiliares
4
Reservação e Distribuição
A água que alimenta a ETA Guaraú provem das barragens dos rios
Juqueri,