estímulos
Os receptores sensoriais são estruturas do sistema nervoso que se localizam nos órgãos internos, estes receptores monitorizam a pressão arterial, o nível de açúcar… já os receptores de órgão externos monitorizam os estímulos provenientes do exterior, temperatura, luz…
O sistema que efetua estas operações é o sistema nervoso- responsável pelas perceçoes sensoriais, atividades de mente, estimulação dos movimentos…
O sistema neuro hormonal é constituído pelo sistema nervoso e endócrino.
O sistema nervoso é constituído pelo sistema nervoso periférico (SNP) e pelo central (SNC). O SNC é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal, que são protegidos pelos ossos que os rodeiam. O SNP é exterior ao sistema nervoso central e contém nervos – craniano e raquidianos - e gânglios.
O encéfalo é o principal órgão e o mais complexo do SNC, que inclui o cérbero, cerebelo e o bolbo raquidiano, está protegido pelo cérbero. A medula espinal funciona como um meio de comunicação entre o encéfalo e o SNP, e esta protegida pela coluna vertebral.
Os neurónios são células nervosas, constituídas pelo corpo celular (onde está o núcleo), dendrites (ramificações que recebem informação e a conduzem ao corpo celular) e axónio (prolongamento que transporta a informação desde o corpo celular s outras células.
Tipos de neurónios:
Sensoriais – transportam a informação desde os receptores sensoriais até ao SNC.
Associativos – estabelecem a ligação entre os sensoriais e os motores.
Motores – transportam a informação desde o SNC até aos órgãos efetores.
Cada neurónio responde aos estímulos transmitindo um sinal eléctrico que se desloca ao longo da superfície – impulso nervoso, que é conduzido até á medula espinal e encéfalo, que irão dar respostas adequadas, enviando impulsos nervosos para os músculos ou glândulas.
A