Estética
Nível 1 – Muito superficial: A microdermoabrasão é benéfica para o tratamento de acne, reduzindo as lesões visivelmente da pele e afinando o estrato córneo, porém não trazendo resultados tão significativos (KEDE e SABATOVICH, 2009).
Nível 2 – Superficial: Causa uma esfoliação com mais profundidade, porém ainda no nível superficial, trazendo resultados positivos em reduções de comedões, melhorando a elasticidade do estrato córneo, produzindo novas células (KEDE e SABATOVICH, 2009).
Nível 3 – Médio: Age junto à derme com mais profundidade, sendo indicado para manchas de acne, solares – devido à exposição solar sem proteção e de gravidez (MARTINEZ e RITTES, 2004).
Nível 4 – Profundo: Atinge as camadas mais profundas da derme, em indicações precisas como cicatrizes severas de acne e envelhecimento, que consiste no lixamento da camada superficial da pele.
Este tipo de peeling é feito apenas por médicos dermatologistas e especialistas em centros cirúrgicos com anestesia local ou geral (MARTINEZ e RITTES, 2004).
1.1. Peelings
A palavra Peeling significa descamar/trocar, sendo qualquer procedimento em que a pele sofra agressões, provocando descamações e estimulações.
O peeling químico, (mais eficaz e utilizado para tratamentos de acne, manchas e envelhecimento) consiste na aplicação tópica de determinados ácidos, capazes de provocar reações que vão de leve à profunda. Os peelings são classificados de acordo com sua penetração na derme, sendo muito superficial, superficial médio e profundo, como segue abaixo: http://www.denisesteiner.com.br/derma_cirurgica/peeling_livro.htm http://www.neoskin.com.br/?pg=beleza-levada-a-serio • Autor: Denise Steiner
• Editora: RIDEEL
• Ano de Edição: 2010 – 3ª edição
• 112 páginas.
**Colocar os níveis de peelings..
**Imagem da pele..
Cabe ressaltar que os peelings químicos são recursos terapêuticos que, dependendo da concentração dos ácidos, só podem ser aplicados por profissionais da área médica.