Estética
Tipos de alopécia cicatricial * Alopécia cicatricial primária: por alterações no desenvolvimento e hereditárias: Inclui aquelas alopécias cicatriciais que podem ver-se num conjunto de alterações que expressam a síndrome hereditária. * Alopécia cicatricial primária adquirida: há certas dermatoses de origem auto-imune ou de causa desconhecida que podem apresentar-se com alopécia cicatricial. * Alopécia cicatricial secundária: são aquelas em que o folículo não é a estrutura alvo do processo inflamatório, mas que se destrói secundariamente no decurso de uma infecção, processo tumoral ou secundariamente por processos físicos como a radioterapia ou queimaduras. As tinhas do couro cabeludo podem dar lugar a uma alopécia cicatricial.
A calvície também conhecida como alopecia (termo médico) é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos, ou a ausência de pelos em uma determinada área da pele. A calvície é geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo que haja pelos. O termo alopecia deriva do grego “alopex” que significa raposa (Este animal apresenta com frequência queda de pelos).
Existem vários tipos de calvície ocasionada por diferentes motivos. A maioria das pessoas perde entre 50 a 100 fios de cabelos por dia, o que é normal. Sempre que um fio cai, ele é substituído por outro no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo de crescimento. Porém, com o passar da idade, principalmente na velhice o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento e até mesmo parar, o que resulta em calvície. Outros fatores como mudança