Estética
LORENA CAMILO JEREMIAS
RESENHA SOBRE O LIVRO “EDEMA E DRENAGEM LINFÁTICA” De Ulrich Herpertz
DUQUE DE CAXIAS / RJ 2012
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA SALA: J004 DATA DE ENTREGA: 01/03/2012
RESENHA SOBRE O LIVRO “EDEMA E DRENAGEM LINFÁTICA” DE ULRICH HERPERTZ
Trabalho apresentado à disciplina Drenagem Linfática, como requisito parcial da primeira avaliação, orientada pela professora Monique Maron.
DUQUE DE CAXIAS / RJ 2012
1- ANATOMIA DO SISTEMA LINFÁTICO 1.1 Anatomia Geral do Sistema Linfático
As artérias e veias do sistema de vasos sanguíneos formam uma circulação completa ou fechada, que é impulsionada pelo coração. O sistema de vasos linfáticos, ao contrário, forma apenas uma meia circulação, que inicia-se cegamente no tecido conjuntivo e desemboca, pouco antes do coração, nas veias. A linfa transporta para fora do interstício as substâncias macromoleculares, na maioria produto do metabolismo celular. As células se encontram acomodadas no tecido conjuntivo ou intersticial, tecido intermediário ou tecido frouxo de sustentação. A fluência de líquidos para o interstício ocorre pelo lado esquerdo do coração, através das artérias, arteríolas e capilares arteriais. O escoamento do interstício para o lado direito do coração se dá por veias e vasos linfáticos. Os vasos linfáticos se diferenciam na fase embrionária a partir de células das pré-veias pela influência do fator de crescimento endotelial vascular. Nos grandes vasos linfáticos (coletores) estão intercalados um ou mais linfonodos através dos quais a linfa precisa passar. Por motivos imunológicos, é preciso considerar como parte do sistema linfático, além dos vasos e linfonodos também as tonsilas (amígdalas), a medula óssea, os linfáticos iniciais superficiais, assim como o baço e o timo.
1.2 Vasos Linfáticos
No corpo humano existem dois sistemas linfáticos de diferentes dimensões, dos quais