Estética e arte comtemporânea
A obra Os Três Músicos, de Pablo Picasso, é uma excelente ilustração do mais importante movimento na Arte Moderna, o Cubismo, com especial atenção ao Cubismo Sintético. Neste trabalho, o efeito da colagem é reproduzido na pintura e a vivacidade da composição é atingida dentro de uma disciplina consideravelmente mais severa que as das obras Fauvistas.
Nesta análise pretendo enfocar três aspectos: os princípios de arte, os elementos visuais e de textura na obra e o paralelo entre pintura e música.
Para podermos entender a arte de nosso tempo, ou de qualquer época, é necessário consideramos a natureza da arte em si, assim como os princípios pelos quais elas operam. Para essa pesquisa, considero a obra de arte um objeto que tem a capacidade de expressar e estimular experiência dentro de uma disciplina. Essa experiência pode vir tanto da pena evocada pela imagem de uma criança com fome, quanto pela revelação de extrema estruturação refletida na arquitetura. A disciplina pode variar entre a mais rígida organização geométrica e a irregularidade espontânea que aproxima-se ao acidental; no entanto a disciplina proporciona ordem, plenitude e intensidade. O embasamento para as artes plásticas é a experiência visual e táctil, mas nem toda experiência visual e táctil é arte; a diferença está no propósito, na intenção do autor. O autor organiza tal experiência para o espectador através da manipulação, dentro das limitações da disciplina, de elementos tais como: traço, forma, massa, contraste, textura e cor. O artista pode utilizar esses