Estética na Pele negra
Site: TEMPO DE MULHER
Cliente: PAULA BELLOTTI
Endereço:
http://estilo.br.msn.com
Assunto: PELE NEGRA
Pele negra necessita de cuidados especiais
Pele negra necessita de cuidados especiais
Por KARINA COSTA
A pele negra, apesar de resistir melhor às ações do tempo, também necessita de proteção. E os cuidados são específicos de acordo com a doutora Katleen Conceição, especialista pela
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Chefe do
Primeiro Ambulatório de Pele Negra do Hospital Federal de
Bonsucesso (HFB), do Rio de Janeiro.
“A pele negra produz mais melanina, fator de proteção natural, o que faz dela mais resistente.
Por outro lado, a pele do corpo tende a ser mais ressecada, o que requer cuidados especiais quanto à hidratação e ao uso do filtro solar diariamente”, orienta a especialista.
Os negros também têm propensão a alguns problemas de saúde e doenças especificamente, por isso devem ficar alertas. 'Acne, foliculite, o melanoma que é um tipo de câncer de pele, hipertensão e anemia falciforme estão entre as doenças que mais atingem os negros, alguns deles por questões de hereditariedade”, alerta a doutora, que listou dicas de cuidados com a pele e indicação de tratamentos estéticos em entrevista ao Tempo de Mulher.
Pele do rosto
Os cuidados especiais começam pelo rosto. A pele negra produz secreção sebácea em maior quantidade, por isso, costuma ser mais oleosa do que a pele branca.
Especialista em pele negra, Dra. Katleen Conceição, aponta dois cuidados essenciais e indispensáveis para mantê-la saudável: “Homens e mulheres negros devem usar sabonete e filtro solar para pele oleosa ou sensível. O sabonete, à base de ácido salicílico e ácido glicólico, deve ser usado diariamente, duas vezes ao dia. Sobre o filtro solar, o mínimo de fator para proteção é 15, mas para quem tem a pele manchada pode optar pelo fator 30. É preciso reaplicá-lo três vezes ao dia, também diariamente, e preferencialmente