ESTÉTICA DIGITAL
À medida que as tecnologias digitais se tornam mais popular, fazendo parte de nossa sociedade atual as possibilidades de criações artísticas com recursos digitais se ampliaram bastante. Hoje podemos perceber que arte, tecnologia e ciência se misturam.
São novas formas de produção, de linguagem, de comunicação, de se propagar informações e conhecimentos. O fato é que estamos diante também de novas concepções artísticas. A informática criou novas possibilidades de criações, nos levando a repensar a arte, o belo e a estética nessa nova era.
Estamos mudando a maneira de ver o mundo, Agora enxergamos também através das telas. O mundo digital invadiu nossos sentidos. Hoje o mundo real e o mundo digital quase que se confundem.
As tecnologias parecem que ampliam os sentidos humanos, então isso se refletirá também na arte, em seu processo de criação, no produto final.
Como pensar a estética nessa nova era? Sim precisamos pensar e estudar isso, porque esse processo é irreversível, negá-lo ou tentar ignorá-lo com certeza não é o caminho, até mesmo os mais resistentes terão que pensar nisso em algum momento.
Se considerarmos que a estética também é o estudo das diferentes formas de arte e da técnica artística, então, não é possível fugir disso. A ideia de obra de arte evolui e est[a de acordo com seu tempo, com os recursos disponíveis, com a concepção de pessoa e de mundo de cada era. Hora! Esse é o nosso tempo e tudo que dele faz parte também faz parte de nós nos influencia de uma forma ou de outra.
Acredito que devemos sim estudar e compreender a estética digital e esperar as formas que essa nova estética vai tomar com a revolução digital.