Estética como conforto psicológico na moda
A Estética como Conforto Psicológico na Moda
Aesthetics and psychological comfort in fashion
Talita Souza¹
Maria Silvia Barros de Held²
1
Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda (EACH - USP), souza.talita@gmail.com
2
Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda (EACH - USP), silviaheld@usp.br
Resumo:
Este artigo apresenta um recorte no estudo referente à estética como conforto psicológico, inserida no universo da moda. O estudo abrange algumas definições do termo
“estética” e o seu entrelaçamento com a moda, vista como um fenômeno que interage constantemente com a aparência e, conseqüentemente, com o conforto psicológico, entendido como o bem-estar do indivíduo.
Palavras Chave:
Estética, conforto psicológico, moda.
Abstract:
This article present a clip in the study related to aesthetics, such as psychological comfort, set in the fashion universe. The clip includes some definitions of aesthetics that make possible the intermingling with fashion, seen as a phenomenon that constantly interacts with the look and consequently with the psychological comfort, seen as the welfare of the individual.
Keywords:
Aesthetic, psychological comfort, fashion.
VII Colóquio de Moda – 11 a 14 de setembro de 2011
Introdução
A estética em interação com a moda possui um papel muito importante, a de proporcionar ao indivíduo o conforto psicológico, ou seja, o conforto, o bem-estar, por meio do uso de produtos de moda, inserido no contexto social.
A moda desta forma transforma-se em cânone de qualificação ou desqualificação do indivíduo em meio ao seu convívio social. O esteticamente aceitável traz o prazer individual e também a satisfação em meio ao coletivo.
Sendo assim, o recorte apresentado por este artigo busca a compreensão de algumas das melhores definições de estética em um contexto de conforto psicológico e a interação existente com a moda, entendida como um fenômeno que