Estátua de buda
A estátua de Buda é a representação do fundador do budismo. Além disso, como em muitas religiões, a estátua é o símbolo tangível de uma crença, nesse caso da cultura budista. No entanto, ela transcendeu sua origem religiosa e também se tornou um símbolo popular na cultura ocidental.
A estátua do Buda não existe apenas para representar o criador do budismo. A estátua é moldada com lições religiosas, que estão representadas em quase todos os detalhes da imagem. Dizem que cada característica física do Buda é um símbolo de ensinamentos budistas. Por exemplo, os seus olhos semi-cerrados representam um estado meditativo, enquanto que diferentes gestos manuais têm uma variedade de significados. Os longos braços do Buda representam generosidade e seus compridos lóbulos das orelhas representam a habilidade de ouvir o que é necessário para o mundo.
História
A estátua de Buda representa Sidarta Gautama, o fundador da fé budista. Gautama, um príncipe que residia no norte da Índia, viveu entre 563 e 483 a.C. Apesar de sua imagem ser popular como um símbolo budista, estátua de outras divindades dessa religião também são confeccionadas.
Tipos
Além das estátuas de Buda baseadas em Sidarta Gautama, muitas outras estátuas representam vários estados de iluminação no budismo. De acordo com o site Buddhist-Artwork.com, estudiosos da área artística classificaram as estátuas budistas em quatro categorias. A primeira, chamada de Buda, são as mais bem cotadas e normalmente representam Gautama. O segundo grupo, Bodisatva, representa o estado imediatamente anterior à perfeita iluminação ou estado de Buda. O terceiro tipo, Vidyaraja, inclui um grupo de deuses guerreiros chamados Reis do Mantra. A última categoria, Deva, simboliza entidades não-humanas e divindades que se tornaram budistas.
Imagem
As estátuas do Buda possuem muitas semelhanças. As mais tradicionais são frequentemente a imagem de um único homem, às vezes, gordo, sentado com as pernas cruzadas e com as