Estática
Cap 2 - Estática das Partículas (parte 1)
Prof : Angela Marquez
Livro texto: Mecânica Vetorial para Engenheiros – Estática (Beer e Johnston)
Introdução
Mecânica - É um ramo das ciências físicas que trata do estado de repouso ou movimento dos corpos sob a ação de forças. Em geral é dividido em 3 áreas: mecânica dos corpos rígidos, mecânica dos corpos deformáveis e mecânica dos fluidos. - Nessa disciplina estudaremos a mecânica dos corpos rígidos, que é essencial para o projeto e a análise de membros estruturais, componentes mecânicos ou dispositivos elétricos encontrados na engenharia.
2
Angela Marquez
Introdução
Mecânica dos Corpos Rígidos Divide-se em duas áreas:
Estática Trata do equilíbrio dos corpos que estão em repouso ou em velocidade constante. Dinâmica Preocupa-se com o movimento acelerado dos corpos.
3
Angela Marquez
Conceitos úteis Quantidades Básicas
Comprimento É usado para localizar a posição de um ponto no espaço e assim descrever o tamanho de um sistema físico. Espaço Região geométrica ocupada por corpos cujas posições são descritas por medidas lineares e angulares em relação a um sistema de coordenadas. Um ponto é definido no espaço por 3 coordenadas (x, y, z). Tempo Medida da sucessão de eventos. Além da posição no espaço, o instante em que ocorre cada evento deve ser conhecido.
4
Angela Marquez
Conceitos úteis
Quantidades Básicas
Massa É a medida da quantidade de matéria que é usada para comparar a ação de um corpo com a do outro. Força Representa a ação (puxão ou empurrão) de um corpo sobre o outro. Esta ação pode ser por contato ou a distância (forças gravitacionais, forças eletromagnéticas). A força é uma grandeza vetorial sendo, então, representada por seu módulo, direção e sentido.
5
Angela Marquez
Conceitos úteis
Modelos
Partícula (ponto material)
Porção da matéria que pode ser considerada como ocupando