Estágio
Atividade sobre a Sociedade contra o estado e a Terra sem Mal
A causa da grande migração dos Guaranis foi a necessidade de encontrarem um lugar onde pudessem viver em segurança, segundo seu antigo modo de ser, ou seja, a busca da "Terra-Sem-Males".Os primeiros que abandonaram a sua pátria, migrando para o leste. Os Guarani Mbya, começaram a chegar, ao que se sabe, a partir do início do século XX. Muitos foram dizimados por doenças e muitos continuaram obcecados com a fuga da destruição do mundo. A maioria dos Guarani convenceu-se que já não poderiam alcançar a "Terra-Sem-Mal", pela falta de um instrumento e pela interpretação incorreta do mito.
Depois partiram na direção do noroeste, convencidos de que a Terra-Sem-Mal se localizava, não além do oceano e sim no centro da Terra. Somente poderiam ir em sua busca, aqueles que guardavam intactas suas crenças originais. Hoje existem aqueles que acreditam que só sua alma retornará a Nhanderú retã. Mas há ainda aqueles, que acreditam conseguir atravessar o oceano com corpo e alma e superando a prova da morte, serem testemunho da tradição.
A ampla espoliação de seu território físico e espiritual e a falta de perspectiva de encontrarem a sua prometida Terra-Sem-Mal, os levaram a depressão profunda, o que concorreu para a concretização de tão trágico fim. O grupo com o qual Nimuendaju teve contato, guardou em seu imaginário mitológico a iminência da destruição do mundo por um incêndio e um dilúvio e a entrada em uma terra onde não haveria mais sofrimento, nem morte.
Esse lugar para onde foram chama-se YvY marã eÿ ( a "Terra Sem Males"). Aí as plantas nascem por si próprias, a mandioca já vem transformada em farinha e a caça chega morta aos pés dos caçadores. As pessoas nesse lugar não envelhecem e nem morrem, e aí não há sofrimento. Durante diversos espaços de tempo e de formas variáveis, grupos guarani reviveram historicamente este mito. No início do século XX, os pajés dos Guarani