estágio
Estágio Supervisionado II
Os países menos desenvolvidos apresentam dificuldades de acesso aos medicamentos utilizados em doenças crônicas como hipertensão e diabetes, ao mesmo tempo em que ocorre aumento do consumo de medicamentos supérfluos ou injustificados, os quais deveriam ser usados em situações apenas muito especificas.
A Rede de Farmácia de Minas tem como proposta ir de encontro as diretrizes da Politica Nacional de Medicamentos e da Politica Nacional de Assistência Farmacêutica e visa, dentre outros objetivos, garantir o abastecimento regular e o uso racional.
74,3% dos medicamentos foram obtidos por meio da farmácia do SUS e 25%, por farmácia comercial. O maior problema observado foi a falta de medicamento na farmácia do SUS.
A maior utilização do medicamento pelas mulheres em comparação com os homens foi consistente, merece destaque o fato de que as mulheres possuem maior preocupação com a saúde, procuram mais serviços de saúde do que os homens.
Os benzodiazepínicos são medicamentos hipnóticos e ansiolíticos com amplo índice terapêutico. Apresentam ainda propriedades anticonvulsivantes, relaxante muscular, e amnésica. Foram prescritos 59,7% de Diazepam e o restante de Clonazepam.e houve um alto percentual de uso inadequado de benzodiazepínicos.
Os indivíduos que abusam desses medicamentos geralmente o fazem para lidar com os problemas cotidianos e as relações de estresse da vida diária.
Aproximadamente 75% das prescrições eram destinadas a mulheres e indivíduos adultos, porém o numero de idosos foi de aproximadamente 25%.
Os clínicos gerais foram os responsáveis por cerca de 80,1% das prescrições seguido por cardiologistas (10,9%), neurologistas 4,3% e psiquiatras apenas 0,2%.
Verifica-se um pequeno número de prescrições provenientes de psiquiatras, o que provavelmente se deve à ausência desses profissionais na rede de atendimento.
Foi observado que quase 70% das indicações foram consideradas inadequadas.
O