Estágio supervisionado
Este trabalho tem como objetivo principal relatar as observações feitas em sala de aula em relação a metodologia utilizada pelo professor. O Estágio é um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de professores que poderão atuar na rede de ensino pública ou privada de nosso país.
O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura que deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida em instituições públicas .
O Estágio Supervisionado tem por princípios a formação acadêmica, pessoal e profissional do futuro professor. Cabe a cada Instituição de Ensino Superior (IES) estruturar essa atividade obrigatória, sempre seguindo critérios gerais definidos pela Legislação específica e demais normas relativas emitidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assim, o Estágio deve ser estruturado de forma a dar continuidade aos conhecimentos e habilidades adquiridas previamente nas diversas disciplinas e atividades previamente ministradas pela Instituição de Ensino Superior (IES) a qual o aluno está vinculado.
O presente Relatório de Estágio descreve as características e práticas observadas, conforme exigência legal.
O Estágio Supervisionado do Curso de Biologia da Universidade Estadual Do Piauí (UESPI) deve ser desenvolvido para oportunizar mais um espaço de aproximação e integração do aluno de Biologia com a realidade educacional. Deve, assim, oportunizar ao aluno de Biologia a vivência prática do conhecimento no campo de trabalho do professor do professor de Biologia no Ensino Médio.
Destaca-se que o trabalho pedagógico do professor deve envolver de forma integrada o “conteúdo” e “modo de transmissão”, sempre direcionando esses dois itens do “fazer pedagógico” para o “aluno”