estágio supervisionado relatorio
Mayra Karine Machado Ribeiro
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar e refletir as questões que envolvem as questões culturais envoltas ao processo de culto do corpo perfeito presente nas academias de musculação e como a preparação profissional em licenciatura em Educação Física pode ajudar nessa perspectiva relacionando-os com o campo de trabalho na área não-escolar . A estética, em qualquer dimensão que possa ser pensada, somente adquire sentido se pensada levando em consideração sua interferencências. Nada nos remete mais à ideia de reconstrução do corpo do que o impulso que leva os jovens a um comportamento obsessivo e a busca de se adequar as exigências impostas pela sociedade de consumo.
É um relato de experiência do estágio de observação que ocorreu no período de maio até junho de 2014 durante o sétimo período da faculdade de Licenciatura em Educação Física. Este trabalho é pré-requisito para aprovação da disciplina Estágio Supervisionado não-formal proposta pelo curso.
Palavras-chave: estágio não-formal, cultura corporal, educação física
INTRODUÇÃO
A educação Física Não-formal ou não-escolar é uma modalidade de ensino que possuem assim como a educação física escolar uma perspectiva crítica , é um campo de investigação e produção cientifica que pode favorecer para a formação profissional.
A prática do estagio curricular nos cursos de formação de professores deve proporcionar aos licenciados ações e intervenções nos múltiplos contextos da escola e como em espaços fora da sala de aula. No intuito de fornecer aos professores subsídios para o desenvolvimento das atividades práticas.
Observei, nos discursos apresentados em reuniões semanais, certa confusão entre educação não-formal e educação informal, quando, por exemplo, apontam a educação não-formal construída “no mundo da vida”; ou ainda revelam não ser necessário um