estágio supervisionado em serviço social
- A educação superior deve ser para uma elite e não para as massas.
Vale salientar que esta afirmação é dada por um preconceito antigo ,porém que ainda vive extremamente presente em nosso cotidiano.
Contrariando a afirmação acima, a educação superior, assim como a básica ou qualquer outro tipo é direito de todos, independente de classes sócias, independente de tudo, ela deve ser de livre acesso a qualquer indivíduo. Essa afirmação é de cunho preconceituoso, todos nós temos o direito de termos uma educação melhor, uma formação melhor, afirmar que o ensino superior deve ser elitista e seletivo é afirmar que apenas parte da população, a parte “selecionada” tem capacidade de estudar, de querer ter uma ascensão no mercado de trabalho.
O Poder Público coloca programas de incentivo e facilitação a entrada da massa em instituições universitárias como, por exemplo, o “FIES. Porém quem faz uma leitura critica dessa realidade consegue enxergar o que está por trás de tais programas, como tudo tem seu lado positivo e negativo, esses programas também têm os dois lados da moeda. Olha o paradoxo, os alunos de escolas públicas vão para universidades particulares, onde para ingressar no ensino superior tem que pagar, por não ser apto a competir com os alunos da rede privada, devido as condições de ensino que foram lhe dadas e os alunos de redes privadas para universidades públicas. O preconceito de que as universidades são apenas para elite prevalece, apenas foi revestida com novas roupagens, e a sociedade contribui muito com isso, porque diante de tal situação abraça tudo sem questionar e se impor diante dos fatos. Todos temos direito a educação não só superior, mas como a básica também, temos o direito de querer aprender mais, de termos uma carreira profissional de sucesso. EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS!
- Contraproposta: A educação não só superior, mas como a básica e a infantil deve ser oferecida a todos os indivíduos, de forma