Estágio supervisionado de regência em língua espanhola
Nessa segunda etapa, consolidaremos a observação realizada no primeiro estágio enfrentando o desafio de reger em Língua Espanhola.
Foi no estágio de observação que adquirimos embasamentos suficientes para a realização da regência, na qual encontramos mais dificuldades, pois a Língua Espanhola, além de ser uma língua cujo processo de implementação iniciou-se, obrigatoriamente, a partir desse ano por exigência da Lei nº 11.161, de 05 de agosto de 2005, apresenta também o agravante de ser uma língua estrangeira cuja abordagem é mais complexa em relação à Língua Portuguesa.
Para a prática e execução do estágio contamos com o Colégio Estadual Monsenhor Francisco, situado na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 903 no período que compreendeu de 12/08/2010 a 14/10/2010 nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Realizamos, infelizmente, nosso estágio apenas nas turmas do Ensino Médio, porque como mencionado anteriormente, ainda não são todos os níveis escolares que ofertam o Espanhol.
Nessa escola, estudam aproximadamente 700 alunos por turno e é a maior do município de Paraíba do Sul – RJ. Com uma ótima infra-estrutura, além de possuir adaptações para deficientes físicos. É tradicional, porém bem conservada, com frequentes obras objetivando a modernização do espaço. As salas, amplas e arejadas, possuem ar-condicionado, lousa branca e carteiras novas. Há uma biblioteca com livros novos e um bibliotecário à disposição. Está situada em um bairro de classe média, onde existem vários recursos úteis em torno de um ambiente escolar. Os alunos contam com um simples e rápido acesso, pois o transporte coletivo é de ótima qualidade com várias opções de horário.
Contactamos a escola previamente, para que junto com a professora fôssemos apresentadas aos alunos e tomássemos conhecimento dos conteúdos que estavam sendo trabalhados para assim, continuarmos o processo de ensino sem interferir no aprendizado. Recebemos nessa escola o auxílio e o apoio que precisávamos,