Estágio supervisionado 1, código de ética da oab
Codigo de ética da OAB, Capítulo II, arts. 8 a 14
Caio Moreira Teixeira – 111.0609
Sumário
1. Introdução............................................. 03 2. Histórico................................................ 03 3. Conceituação.......................................... 04 4. Desenvolvimento.................................... 05 5. Considerações Finais............................. 08 6. Bibliografia............................................ 08
Introdução
A relação do advogado com o cliente deve ser baseada na confiança e independência entre as partes, sendo necessário que o profissional tenha a consciência ética da importância que sua conduta profissional possue para o bom exercício da justiça. O advogado tem por obrigação ética informar ao seu cliente os riscos de ingressar em uma causa, assim como os melhores métodos a serem utilizados, devendo sempre seguir uma serie de outras condutas éticas, afim de melhor guiar o seu cliente. Esse trabalho é destinado ao estudo do tema supracitado, ficando o seu conteúdo limitado à análise dos artigos 8 à 14 do Código de Ética da OAB, que trata das Relações com o Cliente, além de um breve historico de sua formação, que será apresentado em um primeiro momento.
Histórico
- Origem histórica da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil, veio a ser criada após a Revolução de 1930, durante o Governo Provisório, sendo, inicialmente, presidida por Levi Carneiro. Foi criada por iniciativa do antigo Instituto dos Advogados, sendo oficializada por um projeto de lei, criado em uma sessão no dia 13 de novembro por Edmundo de Miranda Jordão, Gualter Ferreira, Edgard Ribas Carneiro e Ricardo Rego. O conteúdo inicial aprovado demonstrava uma grande preocupação com o caos burocrático e administrativo, herdado do período Imperial.
- Origem do Código de Ética da OAB
Foi em São Paulo que se organizou o primeiro Código de Ética Profissional em toda a América do