Estágio do desenvolvimento/ pré- operacional
* O período pré-operacional, caracterizado na primeira infância, se estende dos 2 aos 7 anos. É neste período, simbólico, que a criança constrói imagens para formar classes intuitivas e séries intuitivas. Sendo que a formação dessas classes operatórias, não é concluída neste período, pois, a acomodação está separada da assimilação. A criança forma pré-conceitos que contêm classes inacabadas, séries intuitivas, contagem automática e outros tipos de construções mentais que caracterizam o pensamento egocêntrico. Para Piaget, se o indivíduo entende a diferença entre substantivos e adjetivos dentro de uma oração, é que ele já domina as classes e as relações quando se trata da linguagem. No período simbólico, as classes são inacabadas (intuitivas).
Piaget refere-se a uma criança dessa fase, como egocêntrica. A criança pré- operacional, vê as coisas sob seu ponto de vista. Ela acha que todas as pessoas pensam como ela. Como a criança considera seus pensamentos corretos, ela nunca os questiona.
A criança assimila tudo a si e ao seu ponto de vista a serviço de suas necessidades
Subjetivas e afetivas, do que da verdade. Manifestando o egocentrismo em vários planos : intelectual, social, moral, linguístico etc. Não devemos culpar a criança por isso, ela não tem consciência de que é egocêntrica.
O ambiente em que a criança vive é fundamental para que aprenda a ser mais sociável, capaz de se relacionar e partilhar com o outro. Todos nós “nascemos egoístas”, mas aprendemos a dividir para não vivermos isolados socialmente. A escola também exerce um papel fundamental no comportamento porque elas percebem que não são o centro de tudo e precisam esperar a sua vez para viver em harmonia com um grupo. Devemos estimular as crianças a dividir e a entender. Mostrando, conversando e ensinando-as sobre o lado positivo com que as coisas acontecem ou devem acontecer.