Estágio de piaget
Jean Piaget é um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia. Ele nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9 de agosto de 1896. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
Traçando uma linha de tempo da vida de Piaget tem-se que: em 1918 torna-se doutor. Muda-se para a Zurique para estudar Psicologia (principalmente psicanálise); em 1919 ingressa na Universidade de Paris. É convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil; em 1923 lança seu primeiro livro: A Linguagem e o Pensamento da Criança; em 1924 casa-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhos; em 1929, em Genebra passa a ensinar História do Pensamento Científico e assume o Gabinete Internacional de Educação (dedicado a estudos pedagógicos); nos anos de 1930 escreve vários trabalhos sobre as primeiras fases do desenvolvimento; em 1946 torna-se responsável pelo Departamento de Educação; em 1950 publica a primeira síntese de sua teoria do conhecimento: Introdução à Epistemologia Genética; em 1967 escreve: Biologia e Conhecimento; em 1980, no dia 16 de setembro, morre Piaget em Genebra.
Na teoria de Piaget a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Isto é, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e, após isso, uma assimilação. Desta forma, o equilíbrio é, então, alcançado.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o