Estágio de nutrição clinica
Introdução Apesar de toda tecnologia e avanços da medicina, ainda hoje a mortalidade de pacientes com DRC (Doenças Renais Crônicas) permanecem elevados sejam submetidos a hemodiálise tradicional ou peritoneal. Todas as alterações hormonais, ingestão insuficiente, doenças associadas ou catobolismo aumentado faz com que a desnutrição destes pacientes tenha várias etiologias, onde 40% dos pacientes em diálise apresentam deficiência proteico-energética. Pacientes em diálise necessitam de um balanço nitrogenado positivo pois este melhora os resultados do tratamento dialítico e a qualidade de vida dos mesmos e o estado nutricional destes pacientes está diretamente relacionado com sua morbimortalidade.
Métodos Estudo transversal de 64 pacientes portadores de DRC submetidos à hemodiálise no Hospital Universitário Presidente Dutra, de janeiro a abril/2006, que terim que estar passando por hemodiálise regular ês vezes por semana por no mínimo três meses,co idade igual ou superior a 18 anos e não possuir doenças como câncer ou AIDS. Aplicado formulário contendo informações socioeconômicas, antropométricas, bioquímicas, doenças de base e tempo de tratamento dialítico dos pacientes. Após a diálise foram coletados os dados antropométricos e calculado IMC. Todos estes estudos tiveram aprovação do Comitê de Ética.
Resultados Mais de um terço dos pacientes estudas eram anlfabetos ou possuía até o terceiro ano do Ensino Fundamental e pertenciam às classes econômicas D e E. Quanto a doença de base predominou a glomerulonefrite crônica (37,5%), seguida de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Em relação ao estado nutricional, o IMC revelou eutrofia na maioria dos casos (68,2%), entretanto as medidas do braço predominaram a desnutrição com 75,8%.
Discussão Por se tratar de uma população pobre e sem instrução, acredita-se que