Estágio de musculação
VICTOR HUGO TRISTÃO LIRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
COLATINA
2012
VICTOR HUGO TRISTÃO LIRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Estágio supervisionado apresentado ao Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, sob orientação do Professor Christian Remígio Rodrigues, como requisito para a obtenção de notas na pasta de estágio de Bacharelado III, do 8º Período do curso de Educação Física Bacharelado.
COLATINA
2012
1 INTRODUÇÃO
Entre as matérias que constam no currículo do Bacharelado em Educação Física, destaca-se o estágio supervisionado pela sua importância de colocar o futuro do profissional em contato com a realidade, possibilitando seu próprio desenvolvimento de estilo, podendo fazer sua própria seleção de conteúdos, estratégias, avaliações, entre outras finalidades. O estágio curricular supervisionado é uma base para a formação do futuro profissional, tanto no aspecto teórico quanto prático, desenvolvendo assim um trabalho competente.
A musculação é uma das modalidades de exercício mais praticadas em todo o mundo. Atualmente, os jovens não são os únicos adeptos desta modalidade, pois tem sido reconhecida a sua importância para idosos, cardiopatas e até para crianças, desde que com algumas adaptações e cuidados. Vem-se atribuindo grande importância à musculação devido ao treinamento de força e resistência tanto para a manutenção da saúde, quanto para o aprimoramento do desempenho de atletas, o aumento da massa muscular e a reabilitação.
Para chegar a estes objetivos, deve-se levar em conta, variáveis importantes, como intervalo entre as séries e exercícios, assim como a velocidade de execução dos movimentos e principalmente a carga (peso) utilizada para o exercício.