Estádio josé de alvalade xxi
Gestão de grandes campos de jogos – Módulo 3
Sporting Clube de Portugal
Estádio José de Alvalade XXI
História
O mais recente Estádio do Sporting Clube de Portugal, vai ao encontro do desejo do fundador José Alvalade: o de ter excelentes instalações desportivas condizentes com o espírito e história de um clube vencedor. E a obra orgulho de todos os Sportinguistas pela sua funcionalidade e beleza nasceu a 6 de Agosto de 2003. Chama-se José Alvalade, porque os Estatutos do Sporting estabelecem, em homenagem ao Fundador, que o principal recinto desportivo do Clube tenha o seu nome.
Na década de noventa do século XX, com os grandes esforços de transformação realizados no Clube e a desejada ativação de um património imobiliário estagnado, a construção de um moderníssimo Estádio tornou-se uma realidade. Instalado na zona urbana de Lisboa, entre a Avenida Padre Cruz, 2ª Circular e a Alameda das Linhas Torres, ao lado do seu ‘irmão mais velho’, entretanto demolido, é um estádio futurista que recebeu cinco jogos do Euro04 (disputado em Portugal) e uma final europeia da Taça UEFA a 18 de Maio de 2005.
Mais do que um estádio, a ideia passava por construir um verdadeiro complexo desportivo e comercial que pagasse e sustentasse toda a obra. O complexo Alvalade XXI inclui: • Um edifício multidesportivo
• Um centro comercial denominado de alvaláxia
• Uma clínica médica
• Um museu (mundo Sporting)
• E uma loja verde
Características do estádio
Capacidade de 50.049 lugares Dimensão do relvado: 105 x 68 Estádio atrativo e moderno
Boa acessibilidade (perto de estações, seja do metro, autocarro ou comboio; parqueamento)
Vídeo da infra-estrutura do estádio http://www.youtube.com/watch?v=_8uZjvoFGOs