estudos
Ceará
Condutores e
Dutos Elétricos
Aluna: Isabele Araújo
Curso: Eletrotécnica/ P6
Disciplina: Instalações Elétricas
Professor: Renato
Fortaleza
2009
Introdução
Nas instalações elétricas em geral, os condutores e dutos possuem grande importância no transporte de energia elétrica necessária ao bom funcionamento dos equipamentos.
Os condutores e dutos devem possuir excelente qualidade e ser utilizados corretamente de acordo com suas finalidades. O dimensionamento de ambos deve ser precedido de uma análise detalhada das condições de sua instalação e da carga a ser suprimida.
Neste trabalho, porém, não daremos ênfase ao dimensionamento de dutos e condutores.
Para um estudo mais detalhado, procurar outras fontes. Abordo aqui, portanto, as características e os aspectos qualitativos dos condutores e dutos para instalações elétricas. 1- Fios e cabos condutores
Condutor elétrico é todo material que possui a propriedade de conduzir energia elétrica, sendo os fios e os cabos os tipos mais comuns de condutores. A maioria absoluta das instalações industriais, comerciais e residenciais emprega o cobre como elemento condutor dos fios e cabos. O uso do alumínio é muito reduzido, pois necessita de cuidados maiores na manipulação e instalação devido as suas características mecânicas.
Um fio é um condutor sólido, maciço, provido de isolação, usado diretamente como condutor de energia elétrica. Já o cabo é um condutor constituído por vários fios encordoados, isolados uns dos outros ou não.
1.1-
Isolação
Os fios e cabos são isolados com diferentes tipos de compostos isolantes, sendo os mais empregados o PVC (cloreto de polivinila), o EPR (etilenopropileno) e o XLPE (polietileno reticulado), cada um com suas características, acarretando assim o seu emprego em condições específicas para cada instalação.
Os isolantes termoplásticos amolecem com o aumento de temperatura,
enquanto