Estudos
Por que devo batizar- me?
Viveu muitos anos atrás, na Síria, um homem chamado Naamã. Não nos é dito muito a seu respeito, mas sabemos que era comandante do exército sírio e que um dia percebeu que estava leproso. Hoje a lepra pode ser curada, mas naqueles dias ter essa enfermidade significava uma só coisa - agonia prolongada e morte certa.
Evidentemente Naamã era homem muito bom e soldado valoroso, pois o rei da Síria tratou de descobrir um meio de curar seu servo. Uma meninazinha hebréia, escrava na casa de Naamã, ouviu da perplexidade de seu amo e disse a sua esposa que o profeta de Deus, Eliseu, poderia curá-lo, se ele fosse a Samaria.
Como a maioria das pessoas que sofrem de alguma doença mortal, Naamã estava disposto a tudo tentar. Quando o rei de Israel recebeu o pedido do rei da Síria, para que fizesse alguma coisa em benefício da saúde daquele homem, ficou preocupado com pedido tão incomum. Eliseu, porém, mandou-lhe dizer que Deus Se encarregaria do problema. Quando Naamã chegou a casa de Eliseu, o profeta nem ao menos foi ao seu encontro, na porta. Eliseu apenas mandou seu servo dizer a Naamã que, se quisesse curar- se, fosse ao rio Jordão e mergulhasse sete vezes em suas águas.
A princípio Naamã ficou muito indignado e recusou-se a fazer isso, mas depois de conversar com os seus oficiais, obedeceu e foi banhar-se sete vezes no Jordão. A Bíblia nos diz dos resultados que trouxe a sua confiança em Deus, e o fazer o que lhe havia sido aconselhado. Diz o texto: "Sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo." II Reis 5:14. Foi curado porque teve fé e obedeceu às instruções que Deus lhe dera por intermédio de Seu profeta Eliseu.
Não havia na água do rio secretas substâncias curativas. O mergulhar-se Naamã sete vezes foi meramente sua maneira de demonstrar fé no Deus de Israel. Foi Deus que o purificou e curou. Muitos de nós estamos atacados da lepra espiritual do pecado, e precisamos ser purificados de todos esses pecados.