Estudos
Autor : Marcel Mauss
O texto aborda como acontenciam as trocas , as primeiras manifestacões de comércio nas sociedades arcaicas . As formas em que elas eram desenvolvidas e suas razões . O autor relata em diversas localidades formas semelhantes contratuais , fenômenos sociais totais em suas instituicões religiosas , jurídicas e morais , ecônomicas .
A metodologia utilizada é um método de comparacão preciso . O tema estudado é feito em áreas determinadas e escolhidas , sendo elas : Polinésia , Melanésia , Noroeste Americano e alguns grandes direitos . Houve a preucupacão em considerar informacões documentadas e embasadas nos parâmetros de exigência do autor sobre as formas arcaicas de contrato.
O objetivo de '' Ensaio Sobre A Dádiva'' , em sua segunda parte , é entender e relatar as regras de direito e interesse que nas sociedades arcaicas faz que os presentes recebidos sejam necessariamente retribuidos, entender a forca existente na coisa dada que faz com que seu donatario a retribua. Diversos exemplos são ultilizados para guiar essa reflexao, os fenomenos de troca e contrato nas sociedades estudada são descritar e levam a constatacao de que o mercado e um fenomeno humano que não e alheio a nenhuma sociedade conhecida, mas com o regime de trocas que diferencia-se do atual. As nocoes do uso de materiais que equivalem a moeda de troca e a moral economica que engloba a magia, funcoes sociais e uma logica fundada coloetivamente. O texto expoe o sistema de prestacoes totais bastante complexo, as dadivas seguem uma trilha a ser consumada obrigatoriamente que envolvem a participacao de pessoas morais (clas, tribos, familias) que enfrentam-se ou opem se em grupos. As trocas são centrais nessas sociedades: o Potlatch, são realizadas oficialmente ou em momentos secundarios dependendo da troca e seus valores e de quem os