estudos territórias
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
UFVJM
CURSO: Administração PÚBLICA
Disciplina: ESTUDOS TERRITORIAIS I
Tarefa N3
Página 1
PROFESSOR: Adriana sá
ALUNO(S): FELIPE MOREIRA LISBOA
PÓLO: NANUQUE
A importância do território para nos gestores públicos, e que e no espaço que se organiza o campo operatório de qualquer sociedade ou grupo social de indivíduos, e onde ocorrem as interações,políticas,econômicas,sociais , e culturais. O território se expressa na dimensão espacial, mas e muito mais do que isso, pois possui as dimensões temporal psicológicas econômicas .
E os gestores públicos através desse estudo possa a conhecer as dinâmicas que ocorrerem no e pelo território, que e o local de possibilidades, o espaço onde os objetivos físicos existentes,onde as relações acontecem
Esse estudo e de mais precisão para os agentes públicos e que as políticas publicas e ações governamentais encontram- se obrigatoriamente circunscrita a um território que, administrativamente e bem conhecido e delimitado.
E obrigando os agentes públicos compreende-los e adequá-lo e,em muitos casos ,adaptar-se a ele,a dinâmica social ,os hábitos e costumes da sua população,as intenções dos grupos sociais em determinados espaço geográfico.
Cabe aos administradores publico ter uma clareza na interpretação dos diversos territórios que coexistem com o seu território administrativo e das forças que interferem para que possa exerce bem as funções de gestão: planeja organizar, dirigir, e controlar.
A disciplina territorial tem um dos principais objetivos e oferecer os gestores públicos um compreensão contemporânea e holística do território, entregando os estudantes e desenvolver uma visão aplicável a varias ares do conhecimento, e principalmente na gestão .Este estudo Dara aos administradores públicos uma compreensão ampla da complexidade social ,econômica,política,ambiental a etc., do mundo atual .