Estudos Micro e Macro econômicos
É acréscimo dos custos totais de produção quando se aumenta a quantidade produzida em uma unidade. Numa situação normal, o custo marginal começa por decrescer à medida que se aumenta a quantidade produzida, situação que se justifica pelo fato de existirem custos fixos que se diluem em quantidades maiores (é o chamado efeito de escala). A partir de certa altura, os ganhos proporcionados pelo efeito de escala deixam de ser suficientes para contrariar os acréscimos de custos originados pelo aumento dos próprios custos variáveis, originando um aumento dos custos marginais. Este aumento dos custos variáveis é uma consequência direta da Lei das Produtividades Marginais Decrescentes cujos efeitos são tanto maiores, quanto maiores forem às quantidades produzidas.
2) Um dos temas mais discutidos no cenário nacional é o PIB. Sem dúvida, o PNB é também variável fundamental para diagnosticar o panorama de uma economia. A fórmula abaixo pode ser vista na aula 7 do nosso módulo e revela a relação entre essas variáveis macroeconômicas.
Como pode ser entendida esta relação? Explique e dê exemplo. (Valor: 2,0)
PNB- É o valor agregado de todos os bens e serviços resultantes da mobilização de recursos nacionais (pertencentes a residentes no país) independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos. (Sandroni, 1999, p.475) Ou seja, o que importa é a nacionalidade do recurso.
PIB- Refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um