Estudos linguísticos i
A língua é formada por signos que servem para a comunicação entre pessoas de uma mesma comunidade. A fala é algo individual que cada pessoa possui. A fala não pode ser totalmente individual porque é necessário haver a língua como um meio para expressá-la. Ao utilizarmos a fala estamos transmitindo o pensamento interior; aquilo que está em nossa mente e para isso a língua se faz presente. Língua e fala se interagem; não há como explicar uma idéia sem usar a língua.
2. Como explicar a arbitrariedade dos signos linguísticos?
O signo linguísto é de caráter arbitrário, ou seja, não há nenhuma relação entre o significado e o significante. Em outras línguas cada uma usa diferentes sons e escritas (significante) para um mesmo significado. Há ainda dois tipos de arbitrariedade: a absoluta, onde o signo é imotivado e utilizado em uma só forma; e a relativa, onde existe a motivação do signo e também várias formas para um signo.
3. Explique, com base na leitura da aula e em outras leituras extra aula, por que a língua desempenha um papel social aglutinador?
Porque por meio da aglutinação, da junção de duas ou mais palavras com perda de fonemas e acentuação para a formação de uma palavra nova, existem várias línguas que se utilizam desse processo onde são somados palavras em uma só sílaba e que possuem um extensivo signifcado. Ou seja, uma palavra pode conter um fragmento mínimo suficiente para expressar o significado de coisas que seriam muito longas em outras línguas. Portanto o papel social que a língua desempenha é promover a