Estudos Linguísticos II
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA
ANÁLISE MÓRFICA
Aula
03
Caro(a) aluno(a),
Em nossa terceira aula vamos estudar, detalhadamente, quais são os princípios que regem a análise mórfica, além de revermos os tipos de Morfemas.
A revisão se justifica uma vez que devemos ter clareza quanto à tipologia dos Morfemas, a fim de identificá-los com precisão no momento em que façamos uma análise morfológica.
Que tal!? Disposto a começar??
Comecemos, então, analisando os objetivos e verificando as seções que serão desenvolvidas ao longo desta aula.
Bom trabalho!
Objetivos de aprendizagem
Ao término desta aula, você será capaz de:
• compreender o que é vocábulo formal e o que é comutação a fim de poder entender as engrenagens do processo formativo das palavras;
• ter clareza sobre os tipos de morfema e como eles são utilizados na análise do processo de formação de palavras.
Seções de estudo
Seção 1 - Vocábulo Formal e Comutação
Seção 2 - Revisão dos Tipos de Morfemas
Então, vamos em frente?!
“Os vocábulos de uma língua constituem um conjunto ordenado, e o que concorre para essa ordenação é o fato de apresentarem semelhanças de forma, de sentido e de função, como vimos na introdução. Daí poderem ser agrupados ou classificados levando em conta três critérios: o formal ou mórfico, o semântico e o funcional. O critério formal ou mórfico baseia-se nas características da estrutura do vocábulo; o semântico baseia-se no seu
29
Estudos Linguísticos II - Profª. Márcia Regina Marchezan - UNIGRAN
modo de significação (extralinguístico e intralinguístico), e o funcional baseia-se na função ou papel que ele desempenha na oração. A aplicação desses critérios nos conduzirá às classes de vocábulos, ou seja, aos conjuntos das unidades que têm as mesmas possibilidades de aparecer num dado enunciado" (DUBOIS, 1999, p.108).
Vamos começar nossa terceira aula?
SEÇÃO 1 - Vocábulo Formal e